Qual o papel do preparador físico no futebol ?


Hoje em dia fala-se muito do preparador físico no futebol, mais do que nunca, a questão que se impõem é qual o papel do preparador físico no futebol?
O preparador físico no futebol moderno tem um papel cada vez mais importante no desempenho e rendimento de uma equipa/jogador. O treino no futebol tende cada vez mais a aliar a táctica com as capacidades físicas. Por norma a equipa que consegue ter mais rendimento, em fadiga, nos 90 minutos é a equipa que conseguirá um resultado mais positivo.
O preparador físico tem o papel de evitar lesões, aumentar o rendimento, prolongar a carreira, de planear e controlar o aquecimento, assim como planear e orientar recuperação pós jogo e saber quais as cargas de treino.
As capacidades físicas mais utilizadas no futebol são, a força muscular, velocidade, potência, resistência (aeróbia e anaeróbia) e flexibilidade. O objectivo é um jogador ter um bom desempenho em todas estas capacidades e não em só algumas delas. E esse é também o papel do preparador físico de cada equipa, potenciar as capacidades de cada jogador de modo a torna-lo mais completo.
O trabalho do preparador físico começa na pré-temporada, estes submetem os jogadores a vários testes de condição física, para saber como estão em termos físicos e a partir desses resultados saber qual a carga de treino ideal. Por isso é que muitas vezes as equipas são dividas em grupos, estes são divididos consoante as condições físicas e o objectivo é chegar ao final da pré-temporada com um único grupo de modo a estarem todos em pé de igualdade para termos um grupo homogenia onde conseguimos ter uma equipa onde não há deficiências de ritmo.
Isto não impede um preparador de entender o futebol , a táctica , os momentos de jogo, etc… Muito pelo contrario um preparador físico deve saber tudo isso de forma a fazer melhor o seu trabalho e também potenciar os jogadores consoante a posição e o seu papel no plano táctico do treinador, há até quem já diga que os preparadores físicos podem ser os treinadores adjuntos, pois percebem a táctico e tudo o que está implícito a ela e conseguem potenciar a equipa a atingir os níveis desejados de performance em cada jogo.
Está visto que a preparação física em futebol de elite (profissional) é importante, mas e em camadas jovem terá a mesma importância?
Na minha opinião, tem ainda maior importância no que no futebol profissional, neste patamar claro que é importante porque os títulos ou objectivos muitas vezes depende também do preparador físico. Mas nas camadas jovem uma má carga de treino, uma má gestão dos exercícios, uma má recuperações de lesões, pode acabar com uma futura carreia.

Para terminar vou dar alguns exemplos da importância do preparador físico no futebol,
Cristiano Ronaldo, que ainda à pouco tempo de soube que ele tem uma idade biologia de 23 anos e 7 % de massa gorda, este é o tipo de jogador completo que tem uma preparação fisica invejável melhor que muitos “miúdos”. Ele é a prova que o trabalho físico no futebol é cada vez mais importante, as únicas lesões mais complicadas que teve foram traumáticas e não musculares o que leva a querer que quando um jogador tem uma capacidade física elevada os riscos de lesões musculares são muito menores.
Uma boa preparação física pode ser o impulso para cumprir grandes objectivos.


Maria Gonçalves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aquecimento pré-jogo: tempo ideal e principais aspectos a considerar.

O Flamengo de Jorge Jesus